Fundadores – CLÁUDIO CASACCIA

Arquiteto gaúcho radicado em Minas Gerais. Depois de 35 anos de exercício da profissão, resolveu dedicar-se a uma nova forma de conceber o ambiente construído, e passou a projetar focando no menor impacto ambiental e em tecnologias alternativas ao que é oferecido no mercado da construção civil vigente.

Dedicou-se a partir deste século a outras formas de conhecimento como a Permacultura, Treinamento em Ecovilas e a Pedagogia da Cooperação, que lhe deram suporte para seguir sua trajetória, e propor a criação de uma ecovila em solo brasileiro.

Além disso é cocriador do Jogo da Carta da Terra, um jogo cooperativo de tabuleiro baseado no documento planetário de mesmo nome, e que faz sucesso aqui e no exterior, entre as pessoas sintonizadas no cuidado com o Planeta.

– “Desde que retornei de Findhorn na Escócia, não parei de pensar que as ecovilas são um modelo de sociedade que podem servir de exemplo para a cura da Terra, servindo de laboratório de práticas comunitárias saudáveis, de subsistência alimentar a partir de uma produção responsável, cuidando do solo e de todas formas de vida, e sendo, ao mesmo tempo, um centro emissor dos conhecimentos adquiridos nesta prática de convivência. É isto que quero ver florescendo no Vilarejo Amaranto!”.

Vilarejo Amaranto - Claudio Casaccia